18 novembro 2013

A Persistência

Bom, para explicar o motivo "da persistência" preciso começar do começo.
Essa história de costura começou quando eu terminei o ensino médio em 2008. Estava eu toda empolgada com a escolha de minha profissão. Queria fazer psicologia. Mas quando fui pesquisar as faculdades descobri que não poderia estudar tão cedo, pois na Federal, o curso era de período integral e mais estágios obrigatórios que na grande maioria das vezes não são remunerados. Então não teria tempo para trabalhar e como eu iria arcar com os custos do estudo (livros, passagens, lanche, xerox, etc)? E também não teria como cursar uma particular pois a mensalidade estava por volta de R$ 1.000,00 + livros + passagens e tudo mais. Até tentei o Prouni. Faltaram 3 questões pra eu conseguir uma bolsa de 50%. Mas de que adiantaria se ainda faltaria 50% que no caso R$ 500,00 POR MÊS!!! Meus pais não tinham como me ajudar e cá pra nós, pode até ser preconceito, mas pra mim esse lance de FIES é uma furada sem tamanho.
Então orei perguntando para o meu Papai do Céu sobre o que fazer. Ele respondeu: COSTURA!!!
Imediatamente entrei no site do SENAC e achei um curso de Costura que tinha acabado de abrir inscrição. Tinha duração de 8 meses. Liguei pro meu pai que trabalhava lá como professor e perguntei se ele não conseguiria uma bolsa pra eu estudar. Detalhe: ele conseguiu uma bolsa! E pra minha grande surpresa de 50%!!! O curso era caro, mas achei que pela metade do preço eu conseguiria pagar. Então veio a outra surpresa. Meu pai disse: "Não precisa se incomodar, deixa que eu pago pra você!!! Fiquei numa felicidade sem tamanho. Isso foi muito providencial, pois o meu salário foi suficiente só pra comprar o material do curso. Se ele não tivesse pago a mensalidade provavelmente estaria com o nome incluso no SERASA... hehe
Então comecei o curso e a tia do meu marido me emprestou uma maquininha de costura bem velhinha que era da mãe dela. E quanta felicidade com essa maquininha caseira emprestada! Foi graças à ela que eu consegui fazer todas as tarefas do curso. Esses são os trabalhos de fim de curso que eu fiz e sozinha (claro, como o auxílio da professora)... quanto "auto-orgulho"... hehe. Como podem ver pelas datas nas fotos, o curso foi em 2011 e esse modelo lindo é o meu papi.



No fim do curso eu estava toda feliz porque sabia costurar, mas... faltava a modelagem! Sem o molde não tem como cortar um tecido e fazer uma roupa legal. Você até pode fazer no "jeitinho brasileiro" pegando um molde emprestado de alguém ou sobrepondo no tecido uma roupa de que goste, que inclusive é algo muito comum entre muitas costureiras. Mas acredite, o caimento e a estética não ficam muito legais. Então quando você quiser fazer uma roupa sob medida de qualidade procure uma "costureira-modelista", porque ela vai desenvolver o molde especialmente pra você!
Bom, descobri que precisava muito aprender a tal da modelagem. Mas novamente o curso era caro e eu não tinha condições. Então orei novamente e esperei a resposta e o tempo certo de Deus para isso.

Nenhum comentário :

Postar um comentário