28 setembro 2013

Essa mania de ser perfeita...

Ah essa mania de ser perfeita....

Será que tem muita gente como eu? Você é uma dessas pessoas? Então me diga, isso ajuda ou atrapalha?
Fato é que essa mania de perfeição tem duas faces. Uma delas é boa, porque te leva a sempre querer se superar, fazer melhor que antes, melhorar o que já existe e como dizia um amigo meu "tudo sempre pode ser melhor". Mas a outra não é tão legal assim, pois pode te levar a acreditar muitas vezes, que as coisas que você faz são sempre melhores que as feitas por outros. Pode gerar uma metideza terrível! Pode levar você a desprezar a opinião alheia e a querer tomar a frente de tudo. O que não é nada bom, afinal, o mundo é povoado por gente cheia de dons, talentos e capacidades incríveis.
Acredito que a melhor forma de lidar com esse adjetivo, é sempre o submetendo a uma auto-análise. Como? Procurando se colocar no lugar dos outros é o primeiro passo. Nisso pode-se incluir pedir opinião sobre o que você realizou; que nem sempre é uma demonstração de dúvida ou de falta de personalidade, mas de valorização da opinião alheia. Sim, porque os outros por vezes vêem o que não vemos, pelo simples fato de terem ou estarem em um outro ponto de vista, de evolução. Pra quem exerce qualquer tipo de liderança, seja na escola, no trabalho, na igreja, em qualquer outro grupo ou mesmo no ambiente familiar, isso é muito importante. Buscar a perfeição no meu ponto de vista é buscar aprimoramento e evolução constantes. As falhas, os grandes erros, os micos, tudo isso é parte fundamental da melhora, do crescimento. Gera melhora em nós próprios e nos que convivem conosco. Dar a vez, praticar a empatia, incentivar a criatividade nos que estão a nossa volta, é parte importantíssima da missão de ver tudo melhorar a cada dia!

"Nós nos transformamos naquilo que praticamos com freqüência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito." - Aristóteles

"A questão não é atingir a perfeição , mas sim a totalidade." - Carl Gustav Jung

"Não exija perfeição nos outros e nem mesmo em você, mas procure melhorar-se quanto possível." - André Luiz